terça-feira, 23 de abril de 2013


Feudalismo, Alta e Baixa Idade Média, Sociedade e Igreja, Cruzadas
A Idade Média foi um período que se estendeu por mais de mil anos, do século V ao XI. Hoje comentaremos sobre o que ocorre na História na Europa nesse período – o Feudalismo, Relações de Servidão, de Suserania e Vassalagem, a Descentralização Política e mais Características. 

Feudalismo, Alta e Baixa Idade Média, Sociedade e Igreja, Cruzadas 1x1.trans
Alta Idade Média - formação e consolidação do Feudalismo
Baixa Idade Média - Crise do Feudalismo e início do Capitalismo (pré)
O que Foi o Feudalismo?
Um modo de produção baseado nas Relações de servidão, com estruturas sociais, políticas e econômicas por ele delimitados. O Feudalismo contem estruturas Germânicas (economia agrária e relações de felicidades entre os guerreiros) e Romanas (ruralização da economia e o Colonato).
Relações Sociais, Estamentos e Características da Sociedade Feudal:
* Mão de obra servil, o servo é preso à terra e a proteção do senhor feudal, mas é homem livre. O Servo tem obrigações com o Senhor Feudal, entre elas a Talha (entrega da metade do que produzia), Corveia (trabalho no Manso do Senhor), Banalidades (taxa pelo uso de instalações e ferramentas do senhor), Mão Morta, Vintém e outras.
* Relações entre senhores – Suserania (doa a terra) e Vassalagem(obrigações com seu suserano).
* Produção estática e Autossuficiente com baixo nível tecnológico. Havia trocas naturais de produtos (a monetária).
* Política descentralizada, o rei não tem poder, quem governa são os Senhores Feudais cada qual em sua terra.
* A Igreja Católica era o único ponto de união no Feudalismo, comandava a ideologia e cultura da população. Teorizava sobre as relações sociais em Ordens: os que Rezam (Clero), os que Lutam (Nobres) e os que Trabalham (Servos). A partir do século IX começou a condenar a Usura e a Cobrança de Juros. O Clero monopolizava a Cultura e o ensino, bem como as Universidades.
Estrutura do Feudo – Era formado por Manso Senhorial, com terras e fortaleza do senhor Feudal; Manso Servil, destinado aos servos e Manso Comunal.
Feudalismo, Alta e Baixa Idade Média, Sociedade e Igreja, Cruzadas 1x1.transAs Crise do Feudalismo (XI) e as Cruzadas - foi uma crise de Crescimento, pois cessaram as invasões bárbaras, árabes e outras, o que contribuiu para o aumento da população, que era incompatível com a produção feudal de subsistência. Muitos Nobres ficaram sem terras, antigos servos e vilões também. Esse foi um dos principais fatores que levaram às Cruzadas.
Outro fator era o religioso de tomar a Terra Santa dos Infiéis (árabes). Portanto as Cruzadas tinham conotações religiosas, mas principalmente representavam uma solução para os problemas econômicos e demográficos da Europa.
Feudalismo, Alta e Baixa Idade Média, Sociedade e Igreja, Cruzadas 1x1.trans
A partir do século XII com as Cruzadas há um grande intercâmbio de técnicas e conhecimentos do Oriente. Além disso o comércio é estimulado e o Capitalismo, em sua forma mais primitiva começa a surgir, tanto nos Burgos como nas feiras pelas estradas, com isso volta-se a usar algum tipo de moeda.
Desta mudança drástica na vida feudal começa os choques que levaram a ruptura desse sistema chamado Feudalismo, pelo Renascimento Cultural e Urbano. Porém devemos lembrar que esse processo demandou tempo até culminar na Formação dos Estados Nacionais, com a Centralização do Poder Político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário